Três Coisas

Tinha algumas coisas que eu queria compartilhar. Nada importante, só se muito superficialmente. Uma delas era uma pichação que vi no muro do La Salle Pão dos Pobres. Dizia “Ari 2016”. Só. Sem caligrafia gótica nem nada. Letra de forma. Fiquei pensando num pichador de 45 anos, chamado Ari, talvez pai de algum aluno do La Salle. Em 2016. Ari 2016. Nós temos as selfies e o facebook, o Ari e os filhos dos anos 70 hoje pais de família porém ainda tangencialmente marginais têm o spray de tinta Renner e a parede da escola do filho.

A segunda coisa que eu queria dizer era que eu cogitei estar ficando louco de novo uns dias atrás, mas logo me desconvenci. Então achei que esse fosse um pensamento tão comum, que todo mundo deveria pensar, e não pode que todo mundo esteja ficando louco e foi besta e pretensioso eu ter pensado isso. Acho que tem a ver com eu estar em um momento de transição de um primeiro semestre romântico para um segundo semestre modernista. Contemplei demais, chorei e amei demais em 2016/1, agora estou virando um cético, cínico, que só se relaciona ironicamente com o mundo. É tudo reflexivo e inautêntico. Isso que estou escrevendo agora inclusive.

Tenho andado de bicicleta na orla do Guaíba de madrugada praticamente todos os dias, pelo menos desde quando comecei a dormir quando o sol nasce e acordar quando ele se põe. Vou normalmente até o Iberê e volto e não cruzo com ninguém no trajeto, porque pouca gente gosta de caminhar ou andar de bici às quatro da manhã, apesar da orla ser o melhor lugar de Porto Alegre para se fazer isso e as quatro da manhã ser o melhor horário para se fazer isso na orla. Hoje fui mais cedo porque ia chover. Tem um trecho que não tem iluminação nenhuma e fica muito bonito olhar para o céu e para o Guaíba de lá.

A terceira coisa que eu queria dizer era sobre astrologia, mas essa, de todas essas coisas desimportantes, é a mais desimportante. A astrologia talvez não tenha nenhuma função cognitiva, e eu acho que não tem, mas tem uma função terapêutica. Li um perfil do meu signo uma vez que dizia que eu teria amigos bem sucedidos. E esses dias eu tava pensando que já os tenho, e fico muito, muito feliz por eles e acho graça em sugerir que isso tenha a ver com o lugar e a hora em que eu nasci.

A última coisa desimportante que eu queria compartilhar eu esqueci, então talvez até fosse importante.

essential